Dicas básicas de como fazer e-mail marketing

As empresas em geral e os empreendedores digitais trabalham com várias formas de contato para se aproximar dos seus clientes uma delas é o e-mail marketing para gerar engajamento e relacionamento com os clientes.

Manter o relacionamento com os clientes seja pelas as redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens é importante para o sucesso de qualquer negócio online. Através dos contatos é possível oferecer produtos ou serviços e também tirar dúvidas das pessoas.

O que é e-mail marketing

É uma das estratégias de publicidade através de e-mails, há alguns anos o e-mail servia apenas para enviar mensagens. Hoje em dia os empreendedores digitais estão utilizando essa estratégia pela a força que tem sobre as pessoas cadastradas na sua lista de contatos.

No marketing digital e-mail marketing é considerado uma das melhores formas de conseguir vendas, as pessoas que estão cadastradas na lista recebem e-mails sobre conteúdos relacionados ao que estavam procurando, e logo depois podem receber uma oferta de produto ou serviço.

Utilizando o e-mail é possível aumentar as vendas sem precisar investir muito em publicidade para conseguir clientes, depois de vender algum produto para aquelas pessoas da lista é possível vender novamente fidelizando os clientes.

Como fazer e-mail marketing

Dicas de como fazer e-mail marketing

Para ter sucesso com o e-mail marketing é preciso seguir algumas regras para despertar o interesse das pessoas cadastradas na lista, ao despertar o interesse aumenta as chances de conversão em vendas.

Como dizem na internet o “dinheiro esta na lista” é verdade as pessoas que fazem parte dela estão mais sujeitas a comprar. Mas não se engane pensando que só enviar a proposta e pronto elas vão comprar.

O contato com seu futuro cliente precisa ser bem trabalhado para que você tenha resultado positivo conseguindo atingir as metas. Observe as dicas de como fazer e-mail marketing.

Objetivo do e-mail

Antes de enviar o seu e-mail para a lista é preciso ter em mente o objetivo claro, se o seu e-mail é para realizar vendas, enviar conteúdo relevante ou um pacote dos dois. Com o objetivo definido ficará mais fácil medir os resultados e fazer com as pessoas engajem melhor.

Conteúdo de valor

O conteúdo que você deve enviar pode ser sobre um produto ou serviço, mas que seja de valor para o publico alvo. Para as pessoas abrirem o seu e-mail é fundamental deixar claro no titulo o que elas vão ler quando abrir o e-mail.

Segmentação do e-mail

A sua campanha de e-mail marketing deve ser segmentada para as pessoas que se encaixem no perfil do seu produto, nem todas as campanhas devem ser enviadas para todas as pessoas da lista de contatos a segmentação é importante para os resultados, algumas ferramentas de envio oferecem a opção de segmentar o publico.

Layout e designer do e-mail

O seu email marketing deve representar a sua marca para as pessoas identificarem, no seu e-mail use as cores que representam o seu layout e use imagens leves para o fácil carregamento.

Os textos devem ser escritos em parágrafos de cinco linhas separados por um espaço em branco para a fácil leitura, o tamanho da fonte também deve ser levado em consideração.

E-mail simples sem cara de SPAM

O seu e-mail deve ser simples para que as pessoas não pensem que seja SPAM. Não escreva títulos com chamadas estranhas como “Clique aqui!!!” os títulos devem prender atenção do publico, mas de maneira simples sem nenhum tipo de pontuação em excesso.

Momento para envio

Geralmente os e-mails que são enviados durante o dia conseguem ter um maior numero de aberturas, mas você deve escolher um horário para fazer os seus envios é importante monitorar para saber se horário é o ideal para a seu publico.

Enviar novamente para as pessoas que não abriram

Ao enviar o primeiro e-mail você deve observar as taxas de cliques para monitorar as pessoas que abriram, e as que não abriram por não terem visualizado. Observe as taxas de pessoas que não clicaram para abri o seu e-mail e envie novamente com outro título.

Envios com frequência

Você deve enviar e-mails com freqüência para o seu publico, por exemplo, uma ou duas vezes por semana para não abusar demais fazendo com que o seu e-mail vire SPAM.

Monitoramento dos resultados

Depois de todos os passos seguidos é fundamental que você monitore os resultados como, taxas de cliques e o numero de vendas para saber se foi atingido o lucro.

Conclusão

Fazer e-mail marketing não é tão complicado como parecer, mas é preciso ter cuidado para não ser chato enviando emails demais ou só oferecendo produtos para as pessoas, é preciso ir variando o conteúdo dos seus e-mails.

Se você gostou do artigo deixe aqui seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Pesquisas relacionadas:

  • como fazer email marketing html
  • como fazer um email marketing de vendas
  • como fazer email marketing passo a passo
  • como fazer email marketing gratis
  • como fazer um e mail marketing em html pelo photoshop
  • dicas para criar e mail marketing
  • como fazer email marketing pelo gmail
  • como fazer email marketing no outlook

Quer Saber Como Ganhar Dinheiro na Internet?

Reginaldo de Souza

Problogger e Empreendedor Digital. Desenvolvedor apaixonado por negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Criei esse blog para compartilhar minhas experiências, dar dicas para você também criar seu próprio negócio digital do zero e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Website: http://empreendernainternet.com