Como empreender na internet fazendo o que gosta

Como empreender na internet fazendo o que gosta

Se você chegou até aqui, é porque está buscando alternativas para saber como empreender na internet fazendo o que gosta e não sabe como começar. Então não deixe de ler este artigo.

Como empreender na internet fazendo o que gosta

Até um tempo atrás empreender na internet era algo que parecia impossível, mas, com o avanço da tecnologia, cada vez mais pessoas comuns, como eu e você estão conseguindo transformar suas habilidades e hobbies em negócios lucrativos.

O primeiro passo para você começar a empreender na internet é descobrir algo que você gosta de fazer ou o tema que você mais domina, dentre as habilidades que você tem. Essa pode ser uma escolha importantíssima, porque depois que você criar seu negócio na internet,  precisará estar sempre por dentro do assunto. E tudo ficará mais fácil se for algo que você tenha afinidade ou goste.

O primeiro passo é criar uma lista. Relacione todas suas áreas de interesse, e escreva tudo aquilo que você sabe fazer realmente bem.  A sua escolha surgirá, naturalmente, na interseção dos seus interesses e habilidades.

Agora se você pretende fazer uma mudança radical de carreira, e deseja criar um negócio totalmente diferente daquilo que você já saiba fazer,  também sugiro fazer uma lista de tudo o que você precisará estudar para se tornar uma referência no assunto.

Conforme nós falamos no início do artigo, hoje em dia existem várias opções para quem deseja empreender na internet trabalhando com algo que gosta. Estou listando abaixo, aquelas que são mais comuns para quem, como eu pretende atuar no mercado digital, mas isso não quer dizer que você deva se restringir somente a elas.

O importante é que seu produto ou serviço esteja alinhado as necessidades do seu público, contendo soluções que agreguem valor. Seu objetivo será vender soluções, seja através de um produto ou serviço.

1. Produtos digitais

Produtos digitais são materiais educacionais que são vendidos ou distribuídos gratuitamente pela internet. Podem ser conteúdos focados em áreas de conhecimento como Português, Matemática, Finanças Pessoais, ou que ensinam pessoas a desempenhar tarefas cotidianas como mecânica, cozinhar, manutenção de computadores, etc…

Uma grande vantagem em criar um produto digital é que podemos disponibilizar o seu conteúdo em diferentes formatos: e-book, videoaula, audiobook, podcast e até mesmo fazer uma combinação de todos eles.

Depois que criar seu produto digital, o ideal será escolher uma plataforma confiável para hospedá-lo, que inclua as funcionalidades necessárias para oferecer uma experiência completa para os seus compradores. Entre as mais conhecidas e confiáveis aqui no Brasil nos temos a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.

Dessa forma, você evita gastar tempo e esforço em atividades que você não domina, e pode focar em desenvolver um produto de maior valor agregado.

2. Canal no YouTube

Como todos nós sabemos YouTube é o segundo motor de busca mais utilizado do mundo, atrás apenas do Google. Isso significa que se  você fizer um conteúdo de qualidade e utilizar as estratégias corretas, há uma grande possibilidade de milhares de pessoas assistirem seus vídeos e acompanharem o seu canal.

O interessante do YouTube é que você poderá abordar o tema que desejar, desde que esteja de acordo com as políticas da rede.

Um ponto de atenção do YouTube é que pode levar algum tempo para construir uma autoridade no assunto escolhido e começar rentabilizar o seu canal, mas se nos seus objetivos profissionais incluem se tornar reconhecido, certamente é uma opção!

3. Blog

Para ter um blog profissional você precisa escrever bem e estar sempre atualizado sobre o assunto escolhido. A boa notícia é que ninguém nasce sabendo escrever, é uma coisa que se aprende ao longo do tempo. Então, se você tem interesse em empreender na internet com blogs, seria interessante a começar a testar suas habilidades.

Uma das principais vantagens de empreender na internet com blog é ter liberdade para escrever sobre aquilo que quiser; determinar os próprios prazos e ainda conseguir rentabilizar a página com publicidade e ganhar dinheiro escrevendo sobre assuntos que realmente te interessam. Hoje eu ganho dinheiro com blogs, seja com anúncios ou promovendo produtos digitais).

4. E-commerce

Trabalhar com e-commerce é uma boa opção para quem deseja comercializar produtos físicos.

Você pode escolher e definir um segmento mais alinhado com os seus interesses e construir uma curadoria de produtos para a sua loja online.

Diferente das alternativas anteriores, ter uma loja online exige um maior investimento, pois você precisará pagar pelo seu domínio, contratar um serviço para montar sua loja e ainda comprar os produtos para revender. Além disso, deve considerar a logística de estoque e envio dos produtos.

Nesse é importante fazer um planejamento antecipado das suas finanças, prevendo todos os gastos que você espera ter com o seu negócio, somados às suas despesas pessoais pelos próximos seis meses, até que o seu investimento comece a dar retorno financeiro.

5. Afiliação de produtos

Trabalhar como afiliado, é promover e vender  produtos de terceiros em troca de uma comissão. Na prática, é o afiliado que comercializa o produto com consumidor final. você pode divulgar tanto produtos digitais e também produtos físicos. E para fazer a venda, o afiliado poderá promover o produto nas redes sociais, blogs, compartilhar via e-mail marketing, fazer anúncios pagos, etc…

Para afiliar-se a produtos digitais temos como principais plataformas também a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz, sendo que, com as duas últimas, você pode promover produtos físicos também.

Existem outras, como a Lomadee e Imagem Folheados, que foram com as quais eu comecei e hoje já não uso tanto assim.

Então? Você está preparado para empreender na internet e ganhar dinheiro fazendo o que gosta?

Quer Saber Como Ganhar Dinheiro na Internet?

Reginaldo de Souza

Problogger e Empreendedor Digital. Desenvolvedor apaixonado por negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Criei esse blog para compartilhar minhas experiências, dar dicas para você também criar seu próprio negócio digital do zero e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Website: http://empreendernainternet.com